sábado, 9 de outubro de 2010

Brasil está entre países com maior número de alunos por turma no ensino fundamental


No ano de 2008, o Brasil ficou em sexto lugar na lista dos países com maior número de alunos por turma no ensino fundamental no estudo “Education at a Glance (EAG) 2010”, divulgado este mês pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foram pesquisados mais de 30 países e a média foi de 22 alunos por classe. No Brasil, cada professor tem sob sua responsabilidade cerca de 25 estudantes nas séries iniciais e de 30 nas séries finais do ensino fundamental. Em Luxemburgo, por exemplo, este número cai para 15 alunos em sala de aula.

Outro dado importante revelado pela pesquisa é sobre a porcentagem investida do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. Os gastos variam muito entre os países, porém se contabilizados em conjunto, em média, os gastos com as instituições de ensino são de 6,2% do PIB. No Brasil, as despesas com educação não chegam a 4% do PIB. Para saber mais sobre o estudo da OCDE clique aqui para acessar o resumo em português.

Você acha que as classes brasileiras estão superlotadas? O grande número de alunos dificulta o trabalho do professor? Deixe aqui seus comentários e não deixe de responder nossa enquete, no canto superior direito da página, sobre o número máximo de estudantes que, na sua opinião, uma turma deve ter. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto