terça-feira, 12 de outubro de 2010

O USO DO COMPUTADOR

                       A presença do computador nas escolas é um fato. A nova tecnologia está presente. Com certeza isto veio para melhorar todo o processo ensino-aprendizagem; a questão principal e os resultados serão mais positivos, diz respeito a sua correta utilização pedagógica, objetivando a melhoria de todo processo ensino-aprendizagem.O MEC está priorizando a educação.Existem diverso programas que comprovam isto. Veio em boa hora o PAR( Plano de Ações Articuladas), cujas ações devem ser implementadas até 2011.A União fez e faz a sua parte. Cabe ao município fazer a sua parte. Diversos professores estão realizando cursos, recebendo treinamentos pelo PAR; Durante toda a semana dois professores do nosso município de Alegria participaram dum treinamento de matemática e português; serão os tutores dos demais professores; estas aulas acontecerão no laboratório de informática. Parabéns ao Ministério.Vejo que o caminho da melhoria do ensino é este. Com escolas de boa infra-estrutura, equipada com as novas tecnologias e professores preparados, o ensino irá melhorar.Convém, porém,que o professor faça a sua parte.Construa o seu conhecimento; partilhando e caminhando de mãos dadas com os colegas, alunos e pais.... do contrário não chegamos a lugar nenhum.Os avanços tecnológicos estão mudando completamente a nossa ação no cotidiano. O computador como presença diária na escola, está dando uma nova dimensão na prática educativa do professor.Há mais interesse e a construção do conhecimento atende às individualidades. De acordo com o texto INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: “mudança é a palavra de ordem na sociedade atual.A educação não pode ficar alheia.A inclusão da Informática na Educação deverá mudar a maneira como aprendemos e poderá ajudar a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para a sociedade do conhecimento.Nosso desejo é que a informática possa contribuir para construção de um projeto de uma sociedade melhor para todos.”(Governo Federal). Os computadores, bem utilizados, contribuirão e muito para a melhoria de todo processo ensino- aprendizagem. A tecnologia está em nossas mãos., Da nossa maneira de agir e usar esta nova tecnologia depende o cidadão que estará atuando em nossa sociedade.
O colega andré Henckes assim fala quanto ao uso do comoputador: "Olá! Bem, se pensarmos sobre a idéia de prática pedagógica, deveremos refletir que a prática caminha sustentada e embasada em uma ou mais teorias. Toda prática sustenta, comprova ou questiona uma teoria. A prática pedagógica é muito peculiar, pois abrange um leque muito grande de ações, pensamentos que geram transformações. O computador é uma ferramenta, um recurso que permite a comunicação clara, objetiva, instantânea, diminuindo distâncias, permitindo interações múltiplas. O professor/educador abandona sua prática fragmentada, mecânica e estanque para nos processos de ensinar e aprender facilitar o percurso, o caminho, ou: o currículo ao qual o aluno/educando, sujeito em construção, assim como o educador se comunica, se expresssa, desenvolvendo suas habilidades e competências, muitas vezes não percebidas pelo "professor" em seu currículo fechado. Logo o sujeito educando articula-se com o sujeito educador e seus papéis se cruzam nas redes de ensino e aprendizagem, pois ora eu aprendo e ora eu ensino, caminho junto, redimencionando gradativamente e processualmente a tarefa de educar. O computador deve ser utilizado em suas mais diversas funções, características e formas, desafiando à todos, para a partir desta ferramenta criar e recriar condições de avançarmos enquanto seres humanos, sociedade organizada, em novas descobertas e facilitações dos problemas reais do dia-a-adia. O computador rompe com as barreiras tradicionais da sala de aula, ele aproxima idéias semelhantes e diferentes, ele se coloca como instrumento, mediando nossas capacidades de explorá-lo. Precisamos "deletar" nosso pensamento cartesiano, fragmentado e dar um "Caps Lock" na criatividade e na ousadia. Se juntarmos forças, idéias, ferramentas e vontade de transformar, acredito que o computador poderia facilitar o processo e o nosso sonho de humanizar as pessoas. Não podemos nos deixar escravos da máquina, temos que sugar suas características e possibilidades de uso consciente e responsável. Quem não desanimar verá as transformações que virão a partir do próprio computador. Penso que estamos caminhando para o acesso pleno, justo e igualitário ao computador, durante a evolução do tempo sentimo-nos mais criativos, autônomos e criticos. Nossa emancipação caminha pela mobilização em busca do diálogo, da postura, da reflexão e da ação transformadora. Neste sonho e nesta luta constante, o computador deve ser compreendido como meu aliado, algo que possa facilitar e enrriquecer a minha prática pedagógica, transformando a educação de "aparelho ideológico do estado" em possibilidade libertadora e emancipatória. Todos temos capacidades e potencialidades, vamos trabalhar!

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