terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brinquedos adequados para cada idade.




Como havia escrito em outro post, sobre  brincadeiras e brinquedos, achei interessante esse outro texto com sugestões de brinquedos adequados para cada idade, para complementar  o assunto.
Gostaria de ressaltar que essas  sugestões não são minhas.Esse é um texto da Apostila do curso Infância Vivenciada, da Aliança pela Infância, cuja autoras são: Patrícia Couto Gimael e Selma Aguiar Crepaldi.
Porém achei interessante publicar aqui no blog, para que todos os educadores que passarem por aqui tenham acesso a essas informações.
Sem mais delongas...
Primeira ano de vida(0a 1 ano)
A criança põe tudo na boca, perceber significa interiorizar, ou seja, comer.Ela precisa aprender a utilizar s seus outros sentidos, por exemplo:apalpar,cheirar,degustar, ouvir e ver.O brinquedo deve vir ao encontro dessas necessidades,portanto deve ser um brinquedo grande o suficiente para que a criança possa  colocá-lo na boca sem engolir.
Sugestões: Chocalhos, argolas de madeira,uma bola de lã ou feltro com um gizo no seu interior, uma boneca simples e macia, móbiles.
Segundo ano de vida(1 a 2 anos)
A criança está começando a andar, seu ambiente se amplia, tudo é novo no seu horizonte. Ela quer pegar, experimentar e interiorizar.
Sugestão de brinquedos:Pequenos blocos de madeira em diversos tamanhos e formas, um pequeno carro que se possa empurrar,livros coloridos com muitas imagens de contos de fadas e histórias infantis para que sejam lidos pelos pais,brinquedos que se movimentam e que podem ser puxados.
Terceiro ano de vida(2 a 3 anos)
A criança anda livremente e passa gradualmente a correr , saltar, e escalar. A partir do 3 anos de vida a criança começa a fantasiar e nada é fixo,os brinquedos precisam ser simples para que haja espaço para a fantasia, se o material lúdico for muito elaborado e detalhado,a vida representativa,o brincar da criança,será aprisionado e o brinquedo será deixado de lado.
Sugestões de brinquedos:cata-ventos, bolas, animais simples de madeira,bonecas grandes e simples, cavalo de pau,bloquinhos de madeira para construção, giz de cera com folhas grandes para desenhar,pequenas caixas ou sestas para colecionar pedras bonitas,lego grande.
Bem vou arando por aqui! Na próxima postagem  publicarei o restante.


Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto