segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CURSOS CEDERJ/RJ - Processo de seleção para os cursos de qualificação profissional, atualização e de aperfeiçoamento

Processo de seleção para os cursos de qualificação profissional, atualização e de aperfeiçoamento

Edital do ano letivo de 2011 – 1ºsemestre

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, abrirá inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional, atualização e de aperfeiçoamento nas áreas de: Antropologia; Arte e Comunicação; Biologia; Ciências e educação; Educação Especial e Inclusiva; Filosofia; Física; Geociências; Governança: Gestão, Auditoria e Tecnologia da Informação; História; Informática Educativa; Letras; Matemática; Prática Docente e Química, voltados para profissionais das áreas específicas e afins, assim como para graduados e graduandos de último ano, de acordo com o número de vagas discriminado a seguir:
ÁREA VAGAS
Antropologia 200
Arte e Comunicação 150
Biologia 800
Ciência & Educação 180
Educação Especial e Inclusiva 100
Filosofia 200
Física 400
Formação via Web 500
Geociências 600
História 150
Informática Educativa 2493
Informática e Governança 825
Letras 1000
Matemática 1200
Prática docente 1200
Química 840

I - DOS CURSOS

Os cursos de atualização e de aperfeiçoamento são gratuitos e estão organizados em disciplinas que serão oferecidas semestralmente.
Informações mais detalhadas sobre os cursos e as disciplinas estão disponíveis nos links específicos de cada área na página eletrônica: www.cederj.edu.br/extensao.
O candidato graduado poderá inscrever-se em no máximo duas disciplinas a cada semestre. O graduando do último ano poderá cursar apenas uma disciplina por semestre e só poderá completar a 4ª disciplina do curso de atualização após a comprovação de sua graduação.
O candidato poderá se inscrever em disciplinas fora de sua área de formação e atuação. No entanto, para certificação no curso de qualificação profissional, atualização ou aperfeiçoamento serão necessárias 60, 120 ou 180 horas, respectivamente, na mesma área, podendo ser incluída uma disciplina eletiva universal.
As disciplinas têm duração de 15 semanas e são oferecidas uma vez a cada semestre. Possuem carga horária de 30 horas cada. O candidato graduado poderá inscrever-se em no máximo duas disciplinas em cada semestre; o graduando, em uma disciplina por semestre.

II - DAS INSCRIÇÕES

Pré-requisitos:
  • possuir graduação completa ou estar cursando o último ano da graduação;
  • ter domínio de navegação na internet;
  • possuir um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, com preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação CECIERJ (www.cederj.edu.br/extensao), nos períodos definidos no item VII – Do calendário.
No ato da inscrição o candidato deverá escolher o polo cujo endereço lhe seja mais conveniente, tanto para retirada do certificado como para o comparecimento em encontros presenciais, caso existam.

III - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

O resultado do processo seletivo será publicado neste site na data prevista no item VII – Do calendário.
No período previsto no item VII deste edital, o candidato deverá confirmar sua participação. A confirmação é obrigatória e só poderá ser efetuada neste site (www.cederj.edu.br/extensao).
Não serão aceitas confirmações de participação por outros meios de comunicação.
Após o período de confirmação de participação, as vagas remanescentes serão preenchidas por candidatos da lista de espera, que serão avisados por mensagem eletrônica para o endereço de e-mail cadastrado durante a inscrição. Não é de responsabilidade da Fundação Cecierj o reenvio de mensagens que retornarem por motivo de caixas de correio cheias ou por aquelas bloqueadas por filtros antispam.
A seleção dos candidatos inscritos se dá de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos para o preenchimento das vagas, que são os seguintes:
  1. professores de escolas públicas em exercício no Estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação;
  2. professores cursistas aprovados em disciplinas da Fundação Cecierj-Extensão;
  3. demais professores;
  4. profissionais de áreasespecíficas e afins;
  5. graduados na área específica; e
  6. graduandos de último ano.

IV - DAS AVALIAÇÕES

As disciplinas terão avaliações a distância (ADs), com datas e prazos previamente determinados.
Será atribuída nota zero a qualquer avaliação não realizada.
Só poderá participar da avaliação final o cursista que tiver realizado a quantidade mínima de avaliações intermediárias exigidas no guia de cada disciplina.
Serão considerados aprovados os cursistas que obtiverem nota final maior ou igual a 6,0 (seis).

V - DAS CERTIFICAÇÕES

Será concedido certificado de atualização na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, disciplinas que totalizem carga horária mínima de 120 horas no período de 6 semestres letivos.
Será concedido certificado de aperfeiçoamento na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, disciplinas que totalizem carga horária mínima de 180 horas durante o período de 10 semestres letivos.
O tempo para a conclusão do curso de atualização é contado a partir do início do semestre em que ocorreu a primeira aprovação. Excepcionalmente, o prazo regular poderá ser estendido por mais um semestre letivo ao cursista licenciando. Os licenciandos do último ano só poderão completar a 4ª disciplina do curso após a comprovação de sua graduação.
O candidato deverá solicitar seu certificado junto à secretaria do curso e retirá-lo no polo de sua inscrição (a Fundação Cecierj não envia certificados pelos correios).
Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site (www.cederj.edu.br/extensao).

VI - DA DOCUMENTAÇÃO

O cursista deverá enviar à Fundação CECIERJ, no prazo de um mês após o início do período letivo, a documentação relacionada a seguir.
Os candidatos que não enviarem a documentação exigida não terão direito ao certificado do curso.
Estão dispensados do envio de documentos os candidatos que já o fizeram em outra oportunidade.

Documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação na área específica do curso ou em áreas afins ou, no caso de graduandos, declaração oficial da instituição informando que o aluno está cursando o último ano de licenciatura;
  • Se estiver em exercício de magistério, comprovante emitido pela escola.

Endereço para envio:

FUNDAÇÃO CECIERJ - EXTENSÃO
Coordenador do Curso de ______________ (especificar área)
Rua da Ajuda nº 5 / 15º andar
CEP 20040-000 - Centro - Rio de Janeiro-RJ
Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para os telefones: (21) 2334-1592 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2334-1592      end_of_the_skype_highlighting e
(21) 2333-1085 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2333-1085      end_of_the_skype_highlighting.

VII - DO CALENDÁRIO (2011) 

1º semestre
  • Inscrições: 10 de janeiro a 14 de fevereiro
  • Resultado da seleção: 17 de fevereiro
  • Confirmação de participação: 17 a 23 de fevereiro
  • Período letivo: 15 de março a 24 de junho
2º semestre
  • Inscrições: 16 de junho a 18 de julho
  • Resultado da seleção: 21 de julho
  • Confirmação de participação: 21 a 27 de julho
  • Período letivo: 8 de agosto a 18 de novembro


Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto