terça-feira, 31 de maio de 2011

KIT ANTI-HOMOFOBIA

3°de 3 Filmes Oficiais do Kit Gay do MEC: "Encontrando Bianca"

O que começou com uma polêmica na Câmara dos Deputados em pouco tempo se tornou uma polêmica nacional. O já famoso kit anti-homofobia produzido pelo MEC sequer foi lançado e já faz parte das discussões ao redor do Brasil.

O kit, composto de vídeos e materiais impressos a respeito de homossexualidade, bissexualidade e transexualidade, foi, conforme esclarecimento do MEC, elaborado para escolas de ensino médio avaliarem e decidirem com seu corpo docente a adoção ou não do material. Ainda de acordo com o Ministério, o material não seria obrigatório, muito menos destinado a crianças de 7 a 10 anos.

A polêmica se dá em torno dos três vídeos que supostamente compõem o kit e o público ao qual o conteúdo seria destinado (crianças do ensino fundamental - fato este desmentido pelo MEC).
O kit anti-homofobia, que encontrava-se ainda sob análise do Ministério da Educação, conta ainda com vários protestos na internet - inclusive um abaixo-assinado contra sua autorização. A alegação de quem é contra é que o kit anti-homofobia é uma apologia ao homossexualidade e que ele pode levar os jovens não a compreenderem a diversidade e sim a se tornarem homossexuais ou bissexuais.
Agora, os materiais - tanto impressos, quanto audiovisuais - encontram-se com sua produção suspensa de acordo com decisão da presidente Dilma Rousseff.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, se pronunciou na manhã desta quinta-feira, dizendo que, após conversa com Dilma, os vídeos provavelmente deverão ser refeitos. “A presidente entendeu que esse material não combate a homofobia. Não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende, que é o combate a violência. (...) Os vídeos poderão ser integralmente refeitos”, afirmou Haddad.
Segundo o ministro, houve “confusão” sobre o assunto, causada por “boatos” de que o material seria distribuído sem debate com as bancadas religiosas.“Quando uma discussão deixa de ser técnica e passa ser política, você tem muita dificuldade de organizar um debate sobre o assunto. Num ambiente em que esse tipo de discurso prevalece sobre a verdade, é muito difícil construir um diálogo”, disse.
Você é favor ou contra um material anti-homofobia? Acha que isto ajudará os estudantes a compreenderem a diversidade ou não? Deixe seu comentário...
Os vídeos são estes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto