terça-feira, 31 de maio de 2011

SciELO Brasil

Artigos científicos ao alcance de todos

Mariana Cruz
Imagem da página inicial do site
 

http://www.scielo.br A Scientific Eletronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a preparação, armazenamento, difusão e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Os periódicos podem ser procurados por lista alfabética, por assunto ou por pesquisa de títulos. Para ler os artigos, pode-se pesquisar no índice de autores, índice de assuntos ou na pesquisa de artigos. O registro no site é gratuito e tem versões em português e espanhol.

Estão listados mais de 200 periódicos, que tratam dos mais diversos assuntos. Dentre eles podemos encontrar a Acta Cirúrgica Brasileira; Àgora: Estudos em Teoria Psicanalítica; Alea: Estudos Neolatinos e revistas relacionadas à educação, como Educação e Sociedade; Educação e Pesquisa; Educação em Revista; História (São Paulo); Kriterion: Revista de Filosofia, Motriz: Revista de Educação Física, além de publicações de outros temas científicos. Ao acessar um desses periódicos, tem-se a opção de fazer uma busca entre uma ou mais palavras em toda a coleção ou em somente uma única edição.

O alto nível dos artigos pode ser constatado pelo peso do corpo editorial, formado por pesquisadores e professores de importantes universidades nacionais e internacionais. O site é excelente fonte de pesquisa, estudo e (in)formação, não só para especialistas como para estudantes de diversos níveis e mesmo curiosos.
A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; conta também com o apoio do CNPq.


Site da vez

Sites anteriores:

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto